Taj Mahal
Taj
Mahal
Taj Mahal
O Taj Mahal é um mausoléu situado em Agra, no norte da Índia, às margens do rio Yamuna. Encontra-se classificado pela UNESCO como Património da
Humanidade. Foi “recentemente” anunciado como uma das
Sete Maravilhas do Mundo Moderno numa celebração em
Lisboa no dia 7 de Julho de 2007 é também considerado como a maior prova de amor do mundo feita pelo homem.
História
O Taj Mahal foi construído entre 1631 e 1652 e conta a historia que o príncipe Kurram se encontrava ocasionalmente com a princesa Aryumand Banu Began quando ele tinha 14 anos e ela 15. Desse encontro surgiu um amor que mudou a vida dos dois jovens.
Após 5 anos sem se verem ou encontrarem chegou o dia em que se casaram, em 1612. Aryumand passou então a chamar-se Mumtaz Mahal.
Em 1628 o príncipe foi coroado imperador com o nome de Shah Jahan.
Os dois tiveram 14 filhos, no entanto, ao dar à luz o
14º filho Mumtaz Mahal morreu, com 39 anos de idade.
História
O sofrimento do imperador foi tão profundo como a sua paixão pela sua amada que Shan ordenou que fosse construído um monumento em memória do seu amor para que jamais fosse esquecido.
Assim foi construído o Taj Mahal que significa
“Coroa do Lugar “ que referência o nome da sua esposa
Mumtaz Mahal. Taj Mahal foi considerado pelos
Indianos um poema de amor em pedra.
Mumtaz Mahal & Shah
Jahan
Lenda
Uma lenda conta que, após a conclusão das obras do Taj Mahal, o imperador mandou cortar as mãos de todos aqueles que estiveram envolvidos para que, assim, nunca pudessem fazer nada mais bonito que aquele monumento.
Taj Mahal
O desenho e projeto do Taj Mahal são do próprio
Shah Jahan. A qualidade na construção e a riqueza dos detalhes são singulares, misturam-se estilos como o indiano, o persa e o islâmico.
São cinco estruturas principais: a entrada principal, o jardim, a mesquita, o jawab e o mausoléu. Este foi construído inteiramente em mármore branco, incluindo