tag-regby- passe e cruzamento

437 palavras 2 páginas
Passe Cruzado (Cruzamento)
• Transportar a bola com as duas mãos;
•Concentração e comunicação;
• Mudar de direção (bater o pé);
• Mudar de canal (os dois jogadores);
• Olhar para o apoio e rotação do tronco (peito com peito).

Passe com cruzamento

Outro aspecto a salientar, são as componentes críticas da recepção, que se definem nos seguintes parâmetros:

Este tipo de passe é frequentemente utilizado pelos avançados e tem como objectivo a fixação dos defesas e a desmarcação do futuro portador de bola (Constantin, 1999). No entanto e no jogo aberto, as linhas atrasadas também recorrem a esta acção técnico-táctica, com o intuito de criar superioridade numérica, ou até marcar ensaio.
Este passe permite uma mudança de direcção do ataque, bem como, provoca um momento de ocultação da bola, o que por sua vez provoca incertezas e indefinições nos defesas. Para executar este tipo de passe, o atleta tem que inicialmente correr em direcção ao adversário, de modo a atraí-lo na sua trajectória. No momento que este se aproximar da linha de corrida do portador da bola e estiver a uma proximidade de realizar placagem, o atacante altera a sua trajectória de corrida, cruzando com o colega que está em seu apoio. Assim que o portador de bola e o seu colega estiverem muito próximos, o primeiro deve rodar o seu tronco, tendo a bola à frente da sua cintura, de modo que esta fique direccionada para o colega apoiante. De seguida, tem que olhar para a zona alvo do receptor e transmitir a bola, com um pequeno impulso provocado pelos dedos, para a zona em frente da zona alvo (Biscombe & Drewett, 1998).
O passe suave permitirá ao receptor, acelerar para a bola e ao mesmo tempo manter os defesas no campo de visão do atacante/portador da bola. Após o passe, o ex-portador tem que rapidamente juntar-se ao ataque, como jogador de apoio, mesmo que inicialmente corra na direcção contrária do portador da bola.

Constantin (1999),

Relacionados