tadiquistão
Fatos Históricos: O país passou por violenta guerra civil, de 1992 a 1997, entre os antigos líderes no poder e o partido de base islâmica, que buscava derrubá-los. Um acordo pôs fim à guerra e possibilitou um governo de coalizão.
Bandeira do país:
Nº de habitantes:
8,009 milhões (2012)
IDH: 0,673
Economia (o que produz): Tem uma base econômica agrícola e pastoril, o seu subsolo é rico em minério de ferro, chumbo, zinco, antimônio e urânio, entre outros metais, possibilitando importante atividade de mineração e comércio.
Curiosidade (com gravura): Após sua independência, o Tajiquistão sofreu uma devastadora guerra civil, que durou de 1992 a 1997.
Quirguistão
Fatos Históricos:
O Quirguistão foi anexado ao Império Russo em 1864-66 quando foram conquistados os canatos da Ásia Central. O país conquistou sua independência com o colapso da União Soviética em 1991.
Bandeira do país:
Nº de habitantes: 5,582 milhões (2012)
IDH: 0,696
Economia (o que produz): Grandes reservas de zinco, chumbo e carvão.
Curiosidade (com gravura): Um dos pratos principais da culinária quirguiz é o barmak besh, um carneiro ou cavalo cortado e cozido (normalmente em panela de ferro) até virar ensopado. A carne é cortada em pedaços e comida com macarrão. Os quirguizes costumam comê-lo com as mãos. À propósito barmak besh significa “cinco dedos”.
Casaquistão
Fatos Históricos: É um país localizado na Ásia Central, embora também inclua uma região relativamente pequena que, geograficamente, pertencente à Europa Oriental: a área entre o rio Ural e a fronteira russa, que é o ponto mais oriental de todo o continente europeu.
Bandeira do país:
Nº de habitantes: 16,8 milhões (2012)
IDH: 0,794
Economia (o que produz): Reservas de carvão, petróleo e gás natural e minerais (cobre, pedras semipreciosas e ouro)
Curiosidade (com gravura): Almaty é a maior cidade da era soviética do Cazaquistão.
Turcomenistão
Fatos Históricos:
Os primeiros habitantes do