tabelas e graficos
Diariamente nos deparamos com diversas tabelas e gráficos. Mas para que servem? Sempre que possuímos um numero grande de dados para analisar, como por exemplo pesquisas políticas, procuramos organizar esses dados para ficar mais fácil compreende-los, e construímos um gráfico quando queremos expressar esses dados de forma mais simples e objetiva.
Países com menor taxa de mortalidade infantil, dados de 2010.
Paises
Taxa
Singapura
2,6
Islândia
2,89
Japão
3,14
Suécia
3,18
Finlândia
3,31
Total
15,12
Fonte: Wikipédia Nota: Mortes por mil nascimentos
Temos aqui uma tabela estatística, identificada como série geográfica ou territorial, pois o que altera é somente o local, a espécie e a época permanecem fixos. Ela esta organizada em ordem crescente, dado o valor de suas taxas de mortalidade infantil.
Fonte: Wikipédia
Esta tabela é melhor representada em um gráfico de barras, pois sendo um série geográfica, o gráfico de barras é mais rápido e objetivo.
Podemos notar uma ordem crescente no gráfico.
Consumo dos derivados do petróleo
no Brasil no ano de 2004
Tipo de derivado
Consumo(%)
Óleo Diesel
37,04
Gasolina
14,61
Nafta
10,81
GLP
7,71
Óleo Combustível
7,51
Outros
22,32
Fonte:http://www.biodieselbr.com/destaques/ analise2/demanda-energetica-brasileira.htm É uma tabela com série específica, pois o que muda nela é apenas a espécie, (nesta caso, o tipo de derivado), mas a época e o local são fixos, ou seja, eles não mudam. A época é o ano de 2004, e o local é o Brasil. Neste caso, temos como fenômeno, o consumo de cada derivado do petróleo, ou seja, podemos verificar quais eram mais e quais eram menos utilizados, pois a tabela representa isso com a utilização de porcentagem.
Taxa de desemprego (%) em alguns estados do