tabela
A constipação é uma condição comum entre as mulheres, principalmente naquelas com inatividade física diária, pouca renda, educação de qualidade inferior, baixo consumo de líquidos associado a alimentos ricos em fibras. Esta é considerada um problema relevante em saúde pública, sendo necessária uma avaliação cuidadosa. A fisioterapia objetiva a melhora da qualidade de vida da paciente melhorando o quadro evacuatório. O atendimento pode ser realizado em seu lar.
Em condições normais o intestino funciona sempre num mesmo horário, como por exemplo, após uma das refeições principais (café da manhã ou almoço), quando os movimentos intestinais são ativados pelo reflexo do estômago ao receber os alimentos. Mas, embora o ideal seja evacuar ao menos uma vez por dia, é considerado normal evacuar até 3 vezes por semana, no mínimo. Menos do que isso já caracteriza a constipação. Esta é mais prevalente entre mulheres, embora a real prevalência seja difícil de ser estimada, devido à dificuldade em se definir exatamente o que seja constipação, sendo os seus sintomas extremamente comuns.
O que é constipação?
Para a paciente ser considerada constipada, deve apresentar 2 ou mais dos seguintes critérios: fazer força para evacuar, fezes endurecidas e pequenas, sensação de evacuação incompleta, sensação de obstrução ou bloqueio, manobras manuais para facilitar a evacuação como com os dedos e apresentar menos de 3 evacuações por semana.
Fatores relacionados à constipação:
• Ingestão inadequada de fibras e líquidos
• Alteração dos hábitos alimentares e uso excessivo de laxantes
• Imobilidade prolongada ou sedentarismo
• Fatores ambientais: falta de privacidade
• Medicamentos
• Doenças neurológicas, psiquiátricas, proctológicas, endócrinas e metabólicas
Patologias relacionadas:
O que causa a prisão de ventre? Geralmente, a culpa está em uma dieta pobre em fibras, em ignorar repetidamente o desejo de ir ao banheiro, em não beber água suficientemente