Fotografia - Philippe Halsman
Índice
3
Introdução
4
Biografia
5|6|7
Análise da fotografia
8|9
Curiosidades
10
Conclusão
11
Bibliografia
Introdução
Na unidade curricular de Fotografia I foi proposto aos alunos a realização de uma análise a uma fotografia, por escrito, de um fotógrafo do século XX. O objetivo deste pequeno trabalho é avaliar a capacidade dos alunos na análise de imagens conforme o que fomos aprendendo nas aulas. Desde que comecei a interessar-me pela fotografia Philippe Halsmann deve ter sido o primeiro fotógrafo que entrou na minha lista de artistas favoritos. Descobri este fotógrafo enquanto fazia uma pesquisa sobre obras pictóricas de Salvador Dalí. Fiquei satisfeitíssima com a descoberta pois Dali desde sempre foi dos meus artistas favoritos, e ao descobrir que este fotógrafo que descobri era amicíssimo de Dalí foi como uma junção perfeita. A fotografia que escolhi foi Dali Atomicus pois é a minha predileta. A fotografia tem alguma história pois foram precisas várias tentativas até Halsman conseguir um resultado que o satisfizesse.
Ao longo do trabalho estarão presentes uma biografia de Halsman, análise da imagem escolhida, curiosidades sobre o artista e a conclusão final.
Biografia
Philippe Halsman nasceu em 1906 em Riga, Letónia. Estudou engenharia em Dresden antes de se mudar para Paris, onde construiu o seu estúdio de fotografia em 1932. O estilo espontâneo de Halsman garantiu-lhe muitos admiradores. Os seus retratos de atores apareciam em forros de livros ou em revistas. No seu estúdio fotografou muitos artistas e escritores conhecidos - André Gide, Marc Chagall, Le Corbusier, and André Malraux, usando uma inovadora câmara reflex de lentes gémeas que ele próprio construiu. Em 1936, Halsman já era conhecido como um dos melhores fotógrafos retratistas em França.
Em Paris, Halsman estudou os trabalhos de outros artistas e fotógrafos, especialmente os surrealistas, e através destes ele