desenvolvimento economico
Federação Russa, país localizado parte no leste da Europa e parte no norte da Ásia, é o maior país do mundo em extensão territorial e vem se destacando em um crescimento econômico acelerado, indicando tornar-se em breve uma das maiores economias mundial.
O Seu desenvolvimento tornou-se mais evidente, após a mudança em seu sistema de governo, com a dissolução da URSS, deixando de ser socialista e tornando-se capitalista, possibilitando laços econômicos com outros países, através do BRIC, fortalecendo a sua economia através da exportação de petróleo e seus derivados para diversas partes do mundo, principalmente para a União Européia, que importa hoje 25% de sua energia.
A Rússia é destaque também em educação, pois herdou do socialismo um sistema educacional sólido e acessível, com uma das taxas de analfabetismo mais baixas do mundo, de apenas 06%.
Mas nem tudo é exemplo na Rússia, o país passa por um sério déficit na saúde pública. Ao contrário da época do comunismo, a saúde pública hoje possui um atendimento precário e ineficiente, com profissionais insuficientes para atender a população que em sua maioria são idosos e necessitam de mais cuidados de saúde, especialmente em um país onde as flutuações climáticas são severas e onde os casos de doenças relacionadas ao frio e calor se tornam mais prevalente.
Economicamente falando, na Rússia, como na maioria dos países em desenvolvimento, existe uma grande desigualdade no desenvolvimento em diferentes regiões do país, ainda existem pessoas que vivem como na Idade Média, enquanto que em outras regiões setores de tecnologia de ponta e renda per capita próxima à das economias mais fortes da eurozona
IDH: 0,788 (alto) - Pnud 2012
ECONOMIA DA RÚSSIA:
Produtos Agrícolas: batata, trigo, cevada, outros cereais.
Pecuária: suínos, bovinos, ovinos, aves
Mineração: cobre, minério de ferro, níquel, turfa, aluminio, carvão, gás natural, petróleo.
Indústria: alimentícia, máquinas, siderúrgica (ferro e aço),