tabela periodica
Gustavo Ramos Dias
1°ano
1) Qual foi o papel de Martinho Lutero no processo que culminou a reforma protestante?
Numa época em que a Igreja Católica era inquestionável, em que se matava por simplesmente discordar?
Martinho Lutero é essencial para a Reforma! Ele era padre, conhecia os caminhos e ideias católicos. Estudioso da Bíblia, inicialmente, por esperteza ou ingenuidade, tentou convencer as autoridades clericais de sua descoberta: A Igreja estava errada em sua fé e práticas! O perdão era gratuito, ninguém precisava pagar para ser salvo. Fora as vendas de indulgências (perdão) e lugares no céu, que sustentavam e construíam a Basílica de São Pedro.
É obvio que o alto clero sabia. O que importava para essa elite religiosa eram seus lucros e o luxo que isto proporcionava!
A oposição vindo de um membro da igreja, feita através de uma lista de 95 teses, muito bem explicadas e comprovadas na Bíblia, foi de vital importância para a ruptura do poder papal sobre os europeus.
Após isso vieram os interessados em se livrar do papa, considerado sanguessuga das finanças nacionais, por vários monarcas. Daí em diante só um estudo minucioso nos revela quem realmente se converteu e quem aproveitou o momento para se tornar independente do Vaticano.
Lutero é o grande reformador e fez muitos seguidores.
2) Qual foi o papel da Escola de Sagres no pioneirismo marítimo português?
A Escola de Sagres de Portugal foi importante porque ensinava a navegar, ler mapas, traçar rotas e se orientar para localização e construir grandes embarcações. É neste período que os portugueses detém tecnologia e conhecimento para buscar um novo caminho das índias, deixando, desta forma, de depender dos italianos para a aquisição das especiarias das Índias e acabam descobrindo mais do que o tal caminho, porém, através dessas viagens começam a colonizar outros países e tomar-lhes as riquezas.
A principal contribuição desta escola já está inserida no primeiro