Tabela Hashing
-Métodos de Ordenação.
- Tabela Hashing.
1. Métodos de Ordenação:
A ordenação consiste em arranjar os elementos de um conjunto de modo a facilitar a posterior recuperação ou análise dos dados.
Existem vários métodos para dispor os dados da melhor forma, para uma posterior consulta, análise ou remoção de algum item, se for conveniente.
Classificação:
Os métodos de ordenação são classificados em dois grandes grupos: ordenação interna e externa. Ordenação Interna: métodos que não necessitam de uma memória secundária para o processo, a ordenação é feita na memória principal do computador. Ordenação Externa: Quando necessita ser armazenado em fita ou disco.
A diferença entre os dois grupos é que no método de ordenação interna qualquer registro pode ser acessado diretamente, enquanto no método externo é necessário fazer o acesso em blocos.
Métodos de ordenação Interna:
Os métodos de ordenação interna são classificados em dois subgrupos.
Métodos simples:
1.1-BubbleSort
1.2-InsertionSort
1.3-SelectSort
Métodos eficientes:
2.1-ShellSort
2.2-QuickSort
2.3-MergeSort
1.1-BubbleSort
É o método mais simples em termos de implementação, porém é o menos eficiente. A ideia principal do algoritmo é percorrer o vetor n-1 vezes, a cada passagem fazendo flutuar para o inicio o menor elemento da sequência. Essa movimentação lembra a forma coma as bolhas procuram seu próprio nível, por isso o nome do algoritmo. Seu uso não é recomendado para vetores com muitos elementos.
Vantagens: é um algoritmo de fácil implementação, algoritmo estável.
Exemplo de um algoritmo bubblesort
void bubleSort( int vetorDesordenado[], int tamanhoVetor )
{
int i, j; for( i = 0; i < ( tamanhoVetor -1 ); i++ ) { for( j=0; j vetorDesordenado[j+1] ) { trocarPosicaoValores( &vetorDesordenado[j], &vetorDesordenado[j+1] ); } } }
}