tabela ascii
Tema: Descreva uma lauda jornalística sobre o a importância da tabela ASCII.
Um conhecimento básico e indispensável para as ciências da computação é a tabela ASCII (American Standard Code for Information Interchange) - note que o II não é 2 em algarismos romanos e sim parte da sigla.
Como já foi postado anteriormente aqui no blog, existem vários sistemas de numeração e o utilizado pelos computadores é o sistema binário, que lida basicamente com os dígitos 0 e 1, que são conhecidos como dígitos binários.
Considerando que os seres humanos (pelo menos a maioria deles) estão completamente adaptados a lidar com números no sistema decimal e também a lidar com palavras e não só com números, obrigar a todos a entender binário para poder "se comunicar" com o computador é algo que beira a loucura.
Foi então que por volta da década de 1960 foi criada a Tabela ASCII que nada mais faz do que fornecer um mapeamento de codificação de grande parte dos caracteres humanos para decimal e binário.
Cada caractere tem um correspondente formado por 7 bits (Binary Digits). Existe também uma versão da tabela ASCII que inclui caracteres de 8 bits, é conhecida como tabela ASCII de 8 bits ou tabela ASCII estendida, esta inclui caracteres acentuados. Para saber mais sobre isso é recomendável a leitura do post sobre codificações.
Com a utilização da Tabela ASCII é então possível, que a grande maioria dos caracteres seja convertida em código binário, sem a necessidade de que os usuários finais da computação sequer saibam o que é binário.
Eu estou disponibilizando para download a tabela ASCII estendida que pode ser baixada clicando no ícone abaixo:
A tabela ASCII inicialmente tinha 128 itens (até o 127 em decimal na lista), observe que até o item 128 da lista todos tem como primeiro algarismo o dígito binário 0, o que quer dizer que elas utilizavam somente os sete últimos dígitos.
Com a extensão da tabela