Tabagismo
O álcool e o tabaco são capazes de prejudicar o desempenho físico de diversas maneiras.
O uso do cigarro prejudica a oxigenação dos pulmões, ou seja, há uma diminuição da quantidade de ar absorvido pelos pulmões e, como conseqüência, redução da capacidade do sangue de transportar oxigênio para as células e músculos do corpo. Tal fato acarreta em perda de capacidade física para realizar esportes.
No mais, com o passar do tempo o pulmão do fumante vai perdendo elasticidade e espaço para as trocas de gás carbônico por oxigênio. Isso resulta em uma diminuição da capacidade respiratória pois há menos ar entrando e saindo, o que também prejudica a pratica de esportes.
A nicotina aumenta os batimentos cardíacos, o que significa que o coração do fumante é obrigado a "trabalhar" muito mais para ter a mesma performance que o coração de um não fumante.
Assim, enquanto os fumantes praticam exercícios: eles cansam-se mais facilmente; têm menos resistência física e menos fôlego do que pessoas que não fumam.
O consumo de álcool também pode prejudicar a pratica de atividade física por vários motivos. A pessoa pode ter câimbras devido ao excesso de produção do acido lático.
Mesmo tendo condicionamento físico, se a pessoa bebeu alguns drinques na noite anterior, ela poderá ter uma queda de sua performance aeróbica, pois o álcool reduz a capacidade do corpo de transformar o alimento em energia e também reduz os níveis de carboidratos e açúcar no sangue.
O álcool tem um efeito diurético fazendo com que a pessoa tenha perda de liquido (principalmente quando ingerido em grande quantidade). A prática de esportes após um consumo excessivo de álcool pode levar a uma desidratação. Além disso, não deve ser fácil praticar esportes de ressaca já que nestas condições pode haver uma baixa coordenação motora,falta de energia e motivação,náusea, diarréia, dor de cabeça...