tabagismo
Durante muitos anos o tabagismo (uso de qualquer produto que contenha tabaco, mais comumente, o cigarro) foi visto como uma opção por um estilo de vida. Porém, hoje, o tabagismo é reconhecido pela ciência como uma doença causada pela dependência de uma droga, a nicotina.
O consumo do tabaco expõe os seus consumidores a mais de 4.700 substâncias tóxicas, que podem provocar doenças graves, limitantes e fatais. A nicotina uma das substâncias aspiradas pelo cigarro e chega ao cérebro muito rapidamente, em menos de dez segundos, e libera uma série de substâncias responsáveis pela sensação de prazer. Dessa forma artificial ocorre uma melhora da concentração e do humor, além da redução dos sintomas desagradáveis que a abstinência provoca nas pessoas dependentes.
O dependente possui a crença de que o cigarro: Ajuda a lidar com situações estressantes;
Acalma /relaxa;
Facilita as interações sociais;
Ajuda a lidar com sentimentos positivos ou negativos; e
Produz uma sensação de segurança e autonomia. Entretanto, a maioria desses falsos benefícios do tabagismo deve-se ao fato de que o dependente desenvolve tolerância à nicotina e, com isso, o seu cérebro parece só funcionar bem com o auxílio da droga.
O QUE VOCÊ GANHA
PARANDO DE FUMAR?
Se parar de fumar agora...
• após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal
• após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue • após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza • após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor
• após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora
• após 5 A 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou
Quanto mais cedo você PARAR DE FUMAR menor o risco de se dar mal.
Quem NÃO fuma aproveita MAIS a vida!
VOCÊ SABE O QUE É TABAGISMO
PASSIVO?
TESTE SUA RELAÇÃO COM O
CIGARRO
Avalie O GRAU DA SUA DEPENDÊNCIA ao
cigarro,