Tabagismo e os componentes do cigarro
Nicotina A principal substância presente no cigarro é a nicotina que é transferida para a fumaça e penetra no corpo através do sistema respiratório. Sua velocidade de absorção no pulmão é comparável a de uma injeção intravenosa. Os principais efeitos da nicotina no Sistema Nervoso Central são: elevação leve no humor (estimulação) e diminuição do apetite.
Alguns fumantes, quando suspendem repentinamente o consumo de cigarros, podem sentir fissura (desejo incontrolável por cigarro), irritabilidade, agitação, prisão de ventre, dificuldade de concentração, diurese, tontura, insônia e dor de cabeça, sintomas estes que caracterizam a síndrome de abstinência e desaparecem dentro de uma ou duas semanas.
Algumas outras substâncias presentes no cigarro Propilenoglicol: faz a nicotina chegar ao cérebro, também utilizado como umectante para hidratar o tabaco; Acetato de chumbo: cancerígeno; Formol: provoca câncer no pulmão, problemas respiratórios e gastrointestinais; Pólvora: libera partículas cancerígenas quando queimada, facilita a combustão do cigarro e a produção de uma fumaça suave, provoca tosse, falta de ar e irritação das vias respiratórias; Cádmio: metal altamente tóxico e cumulativo no organismo, causa danos nos rins e no cérebro, corrói o trato respiratório, provoca perda de olfato e edema pulmonar, leva até 20 anos para ser