T1 Gestao Ambiental
1.1 – O crescimento populacional
Ao longo dos últimos anos a população vem crescendo gradativamente e de certo modo desordenadamente. Atualmente há cerca de 7,2 bilhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com os dados da Organização das Nações Unidas (ONU), no estudo “Perspectivas de População Mundial” divulgados no dia 13 de junho de 2013. Ainda neste estudo, as projeções de crescimento demográfico apresentadas pela entidade, a população mundial deve chegar a 8,1 bilhões em 2025 e 9,6 bilhões em 2050.
Um dos fatores que contribuem para este crescimento é o aumento da perspectiva de vida. No gráfico abaixo, publicado no site EcoDebate em 20 de abril de 2012 pelo José Eustáquio Diniz Alves, doutor em demografia e professor titular do mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE). Segundo reportagem do site, “A população mundial está crescendo menos e vivendo mais. A esperança de vida ao nascer era de 48 anos em 1950-55 e subiu para 68 anos no quinquênio 2005-10.”
Gráfico 1 – População acima de 60 anos
Fonte: http://www.ecodebate.com.br/2012/04/20/envelhecimento-da-populacao-mundial-o-tsunami-grisalho-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/
1.2 – Oferta de alimentos
Por mais que estejamos observando vários recordes de desempenho da Agricultura na produção de alimentos, deve se considerar que os recursos são limitados e se a oferta de alimentos terá o mesmo crescimento populacional.
Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), estudos indicam que atualmente o consumo per capita é de 219 kg por ano para consumo de proteínas, cereais e carnes. Já a demanda de alimentos é de 219 milhões de toneladas.
Fonte: CNA Seminário Comércio Internacional Dezembro de 2009
1.3 – Crescimento da População e o aumento da oferta de alimentos
Considerando os dados abaixo, é perceptível que o aumento da População é