Sódio e potássio
O consumo de minerais como o sódio e potássio são essenciais para o nosso corpo, no entanto devem estar em equilíbrio para que não sejam prejudiciais.
O consumo excessivo de sódio tem sido um grande vilão na busca pela boa alimentação, a correria do dia-a-dia nos obriga a procurar por alimentos mais fáceis de preparar, no entanto esses alimentos tem um nível muito elevado de sódio que serve para conservar e realçar o sabor desses alimentos, nos dando a falsa impressão de conterem uma grande quantidade de produtos naturais.
Um dos problemas mais comuns que encontramos com o excesso de sódio são os problemas de hipertensão arterial que pode evoluir para um caso mais grave da doença.
O potássio esta presente em maior quantidade nos alimentos naturais, frutas verduras e legumes, alimentos quais que estão sendo cada vez menos consumidos.
O sódio muitas vezes é confundido com o sal de cozinha, o sal é composto por sódio e cloreto, portanto o sódio é um dos componentes do sal.
É um dos mineiras que auxilia o controle de líquidos das células sanguíneas ajudando assim na regulação da pressão arterial. A sua função nos alimentos é realçar o sabor e conservar o alimento por isso é muito utilizado nos alimentos industrializados.
O potássio tem um papel muito importante na regulação da pressão arterial, ajudando na dilatação dos vasos sanguíneos melhorando o fluxo de sangue. O sódio e o potássio trabalham junto com outros minerais equilibrando a pressão sanguínea e mantendo controlado o volume de líquidos no organismo.
A quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde para consumo de sódio é de 5g ou 2000mg por dia.
Vejamos uma tabela com as quantidades de sódio existentes em alguns alimentos.