O sódio e o potassio
Laboratório de Física2
Oscilações Livres
Manaus-AM 27/05/2011
Introdução
As oscilações estão presentes em todo tipo de matéria a qual não conseguimos sem ajuda de aparelho como: pistões dos motores de automóveis e diversas outras maquinas,cordas vibrantes como nos instrumentos musicais,nas moléculas dos gases que transmitem o som entre muitas outras coisas.
No calculo das forças das oscilações harmônicas simples uma grandeza escalar muito presente é a constante de elasticidade, presente nos mais diversos tipos de sistema massa mola. Através desse sistema calculamos a constante de elasticidade em experimentos no laboratório.
Parte Teórica
Em nosso cotidiano vemos diversos tipos de movimentos,em especial temos um que gera grande interesse pelos cientistas,o qual chama-se movimento oscilatório ou vibracional.Estão presentes por exemplo numa antena transmissora ou receptora(televisores,rádios,por exemplo)
A partir de duas experiências realizadas em laboratório serão calculado a constante elástica no modo estático e depois no método dinâmico.
Procedimento experimental
Parte1
Material necessário: uma mola, um porta-peso de 10 gramas, 5 massas de 50gramas,uma régua milimetrada com 2 cursores, uma haste, prendedores, garras de montagem.
Adotar como referencia do sistema um cursor da régua na extremidade da mola,coloque um porta-peso com uma massa de 50 gramas na extremidade da mola,anote esta massa m com sua correspondência distensão y. Neste caso a distensão medida é devido a massa do porta-peso mais massa adicionada.Depois repita o procedimento adicionando as outras 4 massas de 50 gramas.
Parte2
Material necessário: uma mola, um porta-peso de 10 gramas, 5 massas de 50gramas,uma régua milimetrada com 2 cursores, uma haste, prendedores, garras de montagem.
Colocar uma massa de 50gramas no porta-peso, lembrando que a massa do sistema é igual à massa do porta-peso mais massas adicionadas.Anotar a massa