Sócrates
Índice
Introdução………………………………………………………………………..pág.3
A Vida de Sócrates………………………………………………………………pág.4/6
A Ética de Sócrates………………………………………………………………pág.6/7
Introdução
Sócrates foi um filósofo grego cujos ensinamentos formaram a base da filosofia ocidental. Considerado um dos maiores génios de todos os tempos, tornou-se famoso por ver a filosofia como sendo necessária para todas as pessoas inteligentes. Permaneceu na história como um exemplo de um homem que viveu de acordo com os seus princípios, mesmo que esses lhe custassem a vida. Era visto como um corruptor perigoso da juventude. Um sábio que dizia nada saber e que poderia ter sido um ponto de inflexão cultural e dos costumes, mas não o foi. Para Sócrates, nada mais interessava que a Verdade e a Justiça; por tal postura foi condenado pelo Estado decadente.
A Vida de Sócrates
Sócrates nasceu em Atenas em 470 a.C. O seu pai, Sofroniscus, era escultor. De jovem, Sócrates tentou seguir o mesmo caminho. Recebeu uma educação elementar em literatura e música. Não se sabe ao certo quem foram os seus professores de filosofia. O que se sabe é que Sócrates conhecia as doutrinas de Parmenides, Heraclitus, Anaxagoras e dos Sofistas.
Serviu no exército e lutou na Guerra da Peloponeso e em várias outras batalhas. Desde jovem ficou conhecido pela sua coragem e também pelo seu intelecto.
Viveu durante os anos dourados de Atenas. Era casado com Xanthippe e teve três filhos.
Sócrates ensinava filosofia voluntariamente e passava horas a debater ideias com os cidadãos de Atenas. Nunca exigiu dinheiro pelas aulas. Ensinava em lugares públicos e argumentava com qualquer pessoa que o ouvisse ou que se submetesse às suas perguntas. Acreditava que a sua missão era procurar o conhecimento sobre a conduta correta.
O conhecimento regia a vida de Sócrates, procurava poetas, políticos, artistas, entre outros. Falava com as pessoas e chegava à