Sócrates
O que é a essência do homem?
O homem é a sua alma= razão. A consciência intelectual e moral é o que distingue o ser humano de todos os outros seres da natureza.
Sócrates e os sofistas abandonaram a preocupação dos pré-socráticos em explicar a natureza e se concentraram na problemática do homem.
O que distingue Sócrates de outros filósofos é o fato de que ele não deixou nenhum escrito e tudo o se sabe de suas ideias está nos textos militares de Xenofonte, nos textos cômicos de Aristófanes e principalmente nos textos filosóficos de Platão considerado o seu melhor discípulo .
Sócrates acreditava que todos já nascem com conhecimento e que cabia ao mestre realizar o parto desse conhecimento . Ele entendia que só o saber que vem da alma, é capaz de discernir o que é justo, bom e certo. Então Sócrates aplicava um método dialógico chamado de maiêutica, termo que significa funções da parteira em clara referência a sua mãe.
No começo do diálogo Sócrates se posicionava como se não soubesse de nada do assunto, e fazia uma pergunta ao seu ouvinte, que respondia com seu próprio jeito de pensar. Sócrates então fazia de conta que aceitava seu ponto de vista, porém ele contra argumentava e buscava convencer o ouvinte das contradições de suas reflexões , levando-o a admitir o seu desconhecimento.
A homossexualidade como concebemos hoje, não era vista da mesma maneira na Grécia Antiga. Atualmente, um homossexual é alguém que sente atração por alguém do mesmo sexo e se relaciona com ele, claro que têm aqueles que não assumem.
Já na Grécia, se relacionar com um homem era até normal para os homens. Como em "O Banquete de Platão", o amor entre homens era considerado belo.
Então, pode ser sim que Sócrates tenha tido relações sexuais com outros homens, lembrando apenas que isto não fazia dele um gay naquela época visto que os valores sociais eram bem diferentes doas