Sócrates
Evertom Waltrick da Silva
Ana Paula Lisboa Ataíde
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
História (GED-0078) – Prática do Módulo I
20/jul/2011
RESUMO
Nascido em Athenas Sócrates no ano de 470 A.C. filho de um escultor e uma parteira foi casado com Xantipa, após ter ouvido sua voz interior passou a viver humildemente com sua mulher e filhos. Não deixou nada de seus pensamentos ou feitos escritos, o que tem são apenas depoimentos de seus discípulos. Nos seus princípios não obedecia ordens o que ocasionou sua condenação a morte.
Palavras-chave: Sócrates. Filosofia. Athenas.
1 INTRODUÇÃO
Não tendo escrito nada, Sócrates tornou-se uma estranha exceção num século de grandes e exuberantes produções literárias. A ausência de obras ou escritos de sua autoria o transformaram num enigma e num problema que desafia a história da filosofia, pois afinal quem foi e o que pensou o “pai da filosofia”.
2 SOCRATES
Filosofo grego, Sócrates nasceu em Atenas no ano de 470 a.C.. De origem modesta, era filho de Sofronisco, escultor, e de Fenarete, parteira, com quem dizia ter aprendido a arte de obstetra de pensamentos “dizendo que ela fazia o parto dos corpos, e ele, o das almas.” (CHAUAI, p 178).
Viveu pobremente com sua mulher Xantipa e seus filhos, optou por ter esta vida após ter ido ao templo de Apolo Delfo e ter ouvido uma voz interior, o seu Daimon e acreditou que o oráculo inscrito na porta do templo “conhece-te a ti mesmo” era a sua missão de vida. Não se interessando pela arte de seu pai dedicou-se inteiramente a missão de despertar e educar as consciências, tendo como influência a filosofia de Anaxágoras. Sempre entre jovens, sempre em discussões, especialmente com os sofistas, nada escreveu. Por isso, o seu pensamento tem que ser reconstituído sobre testemunhos. Há indícios de ter estudado geometria, astronomia e interessou-se pela cosmologia de Anaxagoras consta que as