sócrates
Sócrates nasceu em Atenas, no ano de 470 a.C. se tornando um dos maiores pensadores da Grécia Antiga, fundando a filosofia ocidental influenciado por Anaxágoras. Seu pai foi Sofronisco, era um escultor, a mãe se chamava Fenarete, era uma parteira.
Sócrates teve dois discípulos, Platão e Xenofonte, já que Sócrates não escreveu nada sobre sua vida, tudo o que sabemos se baseia de seus discípulos; Foi considerado um dos homens mais inteligentes, levando conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano para as pessoas da Grécia através do diálogo, que era o seu método de transmissão do conhecimento. Tinha a mente aguçada, lógica e analítica, era um argumentador rigoroso, bem humorado, e fazia perguntas aos que o ouviam, para causar a reflexão de seus pensamentos. Graças a ele o interesse maior da filosofia se deslocou do estudo da natureza para o estudo do ser humano e da ética. Suas primeiras pesquisas foram em torno do núcleo da alma humana. Pelas ideias inovadoras para a sociedade, começou a atrair jovens atenienses para os seus pensamentos. Apresentava-se como um ignorante em busca da verdade; Ele acreditava que a virtude e os mais altos valores éticos estavam no inconsciente das pessoas, comparando o seu trabalho de extrair ideias ao de uma parteira. Para recuperar o conhecimento perdido e abandonar as ideias falsas ele recorria à ironia, até que ele chegasse à conclusão correta.
Sócrates não foi aceito pela aristocracia grega, por defender ideias contrárias ao funcionamento da sociedade grega, criticando a cultura, afirmando que isso não ajudava no desenvolvimento intelectual dos gregos. Ele desprezava a política e a vida pública.
Pelas suas ideias e temendo um tipo de mudança na sociedade, a Elite encarra Sócrates como inimigo público e um agitador do povo; Foi acusado de perverter a juventude e de não acreditar nos deuses gregos; Sócrates recusa a advogar em seu favor, pois não pretendia renunciar ao que acreditava e pregava,