Sócrates
Sócrates defende o fato de que se alguém sabe administrar bem alguma coisa, pode também administrar outra que não está ligado diretamente, ou seja, se Antístenes sabia escolher os melhores mestres de Coro, porque não saberia escolher os melhores soldados.
2. Qual ponto de vista Nicomáquides defende?
Nicomáquides defende o fato de que saber comandar um exército é essencial para ser um líder, dirigente ou algo do tipo e ficou indignado pois o outro candidato eleito não sabia nem organizar um exército.
3. Entre Nicomáquides e Sócrates, com quem você concorda? Que argumentos de você usaria para defender cada ponto de vista?
Eu concordo com Sócrates um bom administrador irá desenvolver um bom desempenho em qualquer função, as vezes não de imediato, mas com treino e dedicação, Sócrates queria mostrar isso. Já Nicomáquiades queria mostrar que como sabia comandar um exército tinha todos as qualidades para ser alguém a frente das outras pessoas, pelo fato de que na época havia guerra.
4. Até que ponto esse diálogo continua atual? Descreva uma situação, se você conhecer, na qual a ponto de vista conflitante entre as competências necessárias para alguém administrar um empreendimento de qualquer tipo.
Hoje em dia as pessoas são escolhidas por suas experiências, não em todo o caso, mas na maioria. Um caso interessante foi o do Presidente Lula. Ele não tinha nem ensino médio completo e foi presidente de um país. Vendo pelo lado das empresas serão escolhidas, na maioria da vezes, pessoas que já tenham experiência no setor que irão trabalhar, mas não é só importante ter experiência, sabedoria e dedicação também é essencial.
5. Se considerarmos que as organizações são servidas por seres humanos para que elas possam servir aos próprios seres humanos, fica cada vez mais claro que há uma existência de laços de interdependência. Você concorda ou não? Justifique sua opinião.
Sim para que uma empresa possa existir