Sócrates
Sócrates
Introdução:
Sócrates foi um grande filósofo que viveu na Grécia antiga e a partir dele surgiram muitos conceitos filosóficos aceitos até hoje. A pesquisa que se segue tem o objetivo inerente de obter informações sobre o pensador e explanar a respeito de suas ideias, de maneira clara e detalhada, fundindo conhecimentos adquiridos dentro do estudo e compreensão do que é estudado.
Desenvolvimento:
Sócrates nasceu em Atenas, na Grécia, por volta do ano de 470 a.C, era de uma humilde família. Fisicamente, era considerado feio, com seu nariz achatado, olhos esbugalhados, uma calva enorme, rosto pequeno, estômago saliente e uma longa barba crespa.
Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes, porém nunca proclamou ser sábio. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza da alma humana. Podemos afirmar que Sócrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental. Foi influenciado pelo conhecimento de outro importante filósofo grego: Anaxágoras.
Pouco se sabe ao certo sobre sua vida, conhecemos seus pensamentos e ideias através das obras de dois de seus discípulos: Platão e Xenofontes, que o exaltam, e também por Aristófanes, que o combate e o satiriza. Infelizmente, Sócrates não deixou por escrito seus pensamentos; neles demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos, para isso o método que usava de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano. Sócrates não valorizava os prazeres dos sentidos, todavia se escalava o belo entre as maiores virtudes, junto ao bom e ao justo. Dedicava-se ao parto das ideias (Maiêutica, que significa parteira em grego) dos cidadãos de Atenas. Conta-se que um dia Sócrates foi levado junto à sua mãe para ajudar em um parto complicado, vendo sua mãe realizar o