Sócrates
Sócrates é um ateniense, nascido no monte Licabeto próximo a Atenas. Nascido em 469 aC. Faleceu em 399 aC. Com 70 anos. Filho de Sophronjscus e de uma parteira chamada Phaemarete. Foi casado com Xântipe, que era bem nova que ele, tiveram um filho Chamado Lamprocles, mas há relatos de que o casal havia tido mais dois filhos, chamados Sophrpnjscus e Menexenus, filhos da segunda esposa de Sócrates. Considerado para muitos filósofos um modelo de filósofo, uns dos mais importantes ícones da tradição filosófica, que foi o professor de Platão, que é um dos filósofos mais influentes de todos os tempos.
Por Sócrates não ter deixado nada escrito, não se sabe muito sobre a vida dele não ser o que conta Platão.
Pelos diálogos de Platão, Sócrates foi um mestre que se recusava em ter discípulos e por ser muito piedoso que foi morto impiedosamente. Dedicava-se ao parto das idéias do cidadão de Atenas, mas era indiferente em relação com seus filhos.
Sobre a sua vocação, conta-se que um dia Sócrates foi levado para ajudar em um parto muito complicado vendo sua mãe realizar o parto ’’filosofou’’: Minha mãe não irá criar o bebê, apenas ajudar-lo-á nascer e tentará diminuir a dor do parto. Ao mesmo tempo, se ela não tirar o bebê, logo ele irá morrer, e igualmente a mãe morrerá!
Assim, sua vocação falou mais alto e ele partiu para aprender filosofia, foi discípulo dos filósofos Anaxágoras e Arquelau. Seu talento chamou atenção.
Tanto que foi chamado pela Pítia (sacerdotisa do templo de Apolo, em delfos, antiga Grécia) de ’’o sábio de todos os homens!’’
Não se sabe ao certo o trabalho de Sócrates, isso se teve algum trabalho além da filosofia, devido há algumas historias contada ele aprendeu com o seu pai a ser oleiro. Na obra de Xenafonte, conta que ele se dedicava a arte ou ocupação mais importante que era então para ele a Maiêutica (o parto das idéias). Sócrates costumava debater com as pessoas da sua cidade, mas ao contrário de seus predecessores ele preferiu não