Hidroelétricas
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
CLAUDEMIR DE SOUZA
GIAN CARLOS PAULI
JEAN ALBERTO WENDLING
SILMAR ANTÔNIO LUNKES
HIDROELÉTRICAS
TRABALHO DIRECIONADO Á MATÉRIA DE PROGRAMA DE CONTROLE DE RISCO NO SETOR INDUSTRIAL ELÉTRICO
MEDIANEIRA
2012
CLAUDEMIR DE SOUZA
GIAN CARLOS PAULI
JEAN ALBERTO WENDLING
SILMAR ANTÔNIO LUNKES
TRABALHO ACADÊMICO COM O TEMA, HIDROELÉTRICAS COM SUAS CLASSIFICAÇÕES QUANTO AO TAMANHO, REGIME DE FUNCIONAMENTO, ALTURA E VAZÃO, TIPOS DE BARRAGENS, CITANDO O PRNCÍPIO DE FUNCIONAMENTO E NOVIDADES SOBRE O TEMA.
Seminário referente a matéria de Programa de Controle de Risco no Setor Industrial Elétrico do curso Técnico em Segurança do Trabalho da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Medianeira.
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Cristiane Lionço
MEDIAENEIRA
2012
INTRODUÇÃO
O uso da força das águas para gerar energia é bastante antigo e começou com a utilização das chamadas “noras”, ou rodas d’água do tipo horizontal, que através da ação direta de uma queda d’água produz energia mecânica e são usadas desde o século I A.C.. A partir do século XVIII, com o surgimento de tecnologias como o motor, o dínamo, a lâmpada e a turbina hidráulica, foi possível converter a energia mecânica em eletricidade. Então daí em diante as usinas hidrelétricas passaram por mudanças apenas nas tecnologias que permitem maior eficiência e confiabilidade do sistema. Apesar de eficiente, barata e com baixo nível de poluição em relação a outros tipos de usinas, as hidrelétricas podem causar grandes impactos ambientais para sua instalação que inclusive são determinantes para a aprovação ou reprovação de seus projetos. Alem disso ao contrario das outras usinas que podem ser instaladas em uma grande diversidade de relevos e condições geológicas, as usinas hidrelétricas somente podem ser construídas em determinados locais com certas condições que aqui serão apresentadas juntamente com suas