Só você entende
Basta agora aliar sua força de vontade à prática de escrever. Vamos começar? Então, pegue o lápis, o papel e… o que foi? Está difícil começar? Vamos pensar um pouco: A característica principal de um texto bem redigido está na qualidade de seu conteúdo.
Para tanto, é imprescindível estar bem informado sobre o tema a ser discutido. A veracidade das informações é de suam importância! Sejam elas históricas, científicas, ou culturais. Isso não significa que você deixe de questionar a respeito, pois um bom texto depende muito do seu teor crítico acerca da realidade. Assim, podemos dizer que:
Ache os cursos e faculdades ideais para você !
É possível apoiar no conhecimento já existente da nossa cultura. ou é possível questionar o conhecimento já existente, desde que conheça bem o tema, e tenha argumentos concretos.
O ideal é nos esforçarmos para escrever nossas próprias ideias, preocupando-nos com o bom senso, mas sem manter uma postura reacionária, acreditando numa verdade absoluta. É imporante ressaltar que não existe um conteúdo neutro: sempre existe um questionamento à se fazer, tanto do leitor quanto de quem redige o texto.
Prática: Antes de começar a escrever, lembre-se que o importante é dialogar com seu leitor. Primeiro, faça a lápis, deixando suas ideias esboçadas no papel, sem se preocupar com a estrutura formal. Só reescreva, quando estiver mais seguro. O tema é: "As dificuldades que tenho para escrever", seu leitor será um aluno cursando o segundo grau. No máximo 20 linhas.
Para lembrar:
Não se critica ou reformula algo que não se conhece bem.
Se não houvesse questionamento ainda viveríamos em cavernas.
O diálogo (do grego dia=movimento através, logos=palavra) com o leitor é fundamental.
É preciso antecipar os