Só pra entrar
•Os vários sentidos da palavra razão
A filosofia é o conhecimento da realidade natural e cultural, das coisas e dos seres humanos. A filosofia confia na razão, e que hoje também desconfia. Em nossa vida diária usamos a palavra razão com vários significados, mas na maioria das vezes usamos a palavra razao para nos referirmos como motivo de alguém ou causa de algo. A palavra razão possui diferentes sentidos como por exemplo: certeza, lucidez, motivo, causa, etc.
Capítulo 7
• Razões e razão
A frase de Pascal, um filósofo francês diz o seguinte: “O coração tem razões que a razão desconhece”. Na frase, a palavra razões se refere a motivo, já a palavra razão é a consciência intelectual e moral. A frase de Pascal pode ser interpretada da seguinte maneira: nossas razões emocionais são movidas a partir das nossas paixões e sentimentos, já a nossa atividade consciente é movida na base tanto das nossas atividade moral quanto a nossa atividade intelectual.
Pode-se assim por dizer que a consciência é a razão, então se “perdemos a razão” estamos sendo motivados pelas nossas paixões, se “recuperarmos a razão” é por que recuperamos nossa consciência moral e intelectual e colocamos isso a cima das nossas paixões. A consciência moral é aquela que não te deixa agir por impulso, pensando racionalmente sobre o que irá fazer. Existem várias outras ditos, como por exemplo: “progresso da razão”, nessa frase o autor coloca a razão como meta para se conseguir o conhecimento verdadeiro de tudo.
• Consciência moral
Para muitos filósofos a razão não é apenas a capacidade moral e intelectual dos seres humanos é também uma qualidade indispensável para as coisas, e que existe realmente; para alguns filósofos a razão é real, e que pensa racionalmente por si só; dar-se o nome portanto a razão que é racional de: razão objetiva e a razão que tem a capacidade moral e intelectual nos seres humanos de: razão subjetiva. Se pararmos para pensar no ser humano como um ser racional,