Síria
Os atuais conflitos na Síria estão ganhando muita repercussão, até comentar sobre o assunto é complicado, pois envolvem vários países que apoiam uns aos outros e tomar qualquer posição sendo contra ou a favor poderá causar ainda mais problemas.
O Brasil, no meio disso fica sem ter o que fazer, pois tem acordos comerciais com vários países e alguns deles são de diferentes lados deste impasse e qualquer apoio, deixará a desejar com os outros.
Entretanto o real problema são os sírios de bem, que vivem lá e gostariam de refugiarem – se no Brasil, porém, os requisitos que o país exige para entrada deles são descabidos, não há como cumpri-los, logo, não podem imigrar. Contudo, é perigoso refugiar pessoas que possam ser perigosas e causarem conflitos internos dentro de nosso país.
Nós que somos eleitos por receber nossos turistas de braços abertos, não estamos cumprindo com tal definição.. Devemos enxergá – los não apenas como turistas mais como compatriotas que precisam de refúgio, pois, correm sérios riscos de vida, e se fosse ao contrário? Imaginem morar em um país onde o caos é constante, onde guerras, mortes, desemprego, fome, são cotidianos...
Refugiar é muito mais que um ato político que pode ou não ser certo por outros países, neste caso refugiar é dar nova esperança, nova perspectiva de vida a pessoas que a muito tempo não sabem o que significa o termo felicidade.
O Brasil tem que ajudar a síria, independentemente dos conflitos que podem causar, não é justo uma pessoa não ser livre e se sentir segura em pleno século 21. Os direitos humanos estão aí para ser cumpridos e a justiça deve ser feita, pois ninguém além de Deus tem o direito de tirar a vida de outra.