Síntese Ética Comtemporane
956 palavras
4 páginas
ÉTICA CONTEMPORÂNEANo ponto de vista da filosofia, ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. A ética contemporânea se adapta a filosofia contemporânea, onde fala de moral a partir de uma razão, fundamenta-se em alguns conceitos que foram elaborados no século XIX e que continua exercendo uma influencia ate os dias de hoje.
A era contemporânea é o período específico atual da história do mundo ocidental, iniciado a partir da revolução francesa, Kant e Hegel exerceram forte influencia na universalização dos preceitos conceituais da ética humana.
A ética contemporânea recentemente não só conhece um novo socialismo, conhece também um processo de descolonização e junto a eles uma reavaliação de comportamentos, princípios e heranças que não se enquadram num legado ocidental tradicional.
Na história da filosofia hegeliana, ele foi um dos primeiros a reformular a ética do homem concreto, para ele “o sujeito é a Ideia, Razão ou Espírito Absoluto, que é a totalidade do real” (Sánchez, 1999, p.284) ele relata que não é a consciência do homem que determina o ser, mas ao contrario, o seu ser social que lhe determina a consciência. A moralidade dele é uma fase do desenvolvimento do espírito ou um meio pelo qual o Espírito se manifesta e se realiza. Já a ética contemporânea Kantiana ela se apresenta como uma reação contra o formalismo e o racionalismo abstrato que tem uma concepção do sujeito soberano, ativo e livre, Kant relata que não é o objeto que determina o sujeito, mas este que determina o objeto, conhecendo-o no espaço e no tempo, esse é seu idealismo transcendental.
As principais correntes no campo da ética contemporânea são: O Existencialismo, O Pragmatismo, Psicanálise e ética, O Marxismo, O Neopositivismo e Filosofia Analítica. (Sánchez, 1999, p.284-285).
No Existencialismo “Kierkegaard (1813-1855) é considerado hoje como o pai do existencialismo” (Sánchez, 1999, p.285) que se opôs ao racionalismo absoluto