Síntese e Purificação da Acetanilida
Centro de Ciências Químicas
Engenharia Química
SÍNTESE E PURIFICAÇÃO DA ACETANILIDA
Relatório apresentado como parte das exigências da aula de laboratório da disciplina de Química Orgânica Experimental, do curso de Engenharia Química, do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - Unileste – Campus Coronel Fabriciano.
Discentes: Deyvisson Araújo Flávia Souza Lorena Corrêia Marcela Cota
Docente: Dr. Leonardo Ramos Paes Lima
Coronel Fabriciano - MG
Agosto/2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
3.1 Síntese da acetanilida 5
3.2 Recristalização da acetanilida 6
4. CONCLUSÃO 8
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 9
INTRODUÇÃO
Os derivados acetilados de aminas aromáticas podem ser preparados a partir de anidrido acético, ácido acético ou com uma mistura dos dois reagentes. As aminas primárias reagem rapidamente com anidrido acético formando o derivado monoacetilado (MARQUES e BORGES, 2012).
Entretanto, como a reação é dependente do pH, é necessário o uso de uma solução tampão (ácido acético/acetato de sódio, pH ~ 4,7). Após sua síntese, a acetanilida pode ser purificada através da recristalização, usando carvão ativo (VOGEL, 1988).
O processo de recristalização consiste na dissolução do sólido a ser purificado em um solvente quente ou, até mesmo, em ebulição – se necessário, a mistura quente é filtrada para a remoção de quaisquer impurezas insolúvel – e, posteriormente, na sua cristalização, à medida que a solução resfria. O sólido cristalino pode ser separado da água-mãe por filtração e, em seguida, secado. Lembrando, que numa recristalização o rendimento teórico corresponde à recuperação, integral, da massa inicial da substância (MARQUES e BORGES, 2012).
2. MATERIAIS E MÉTODOS
2.1. Preparação da acetanilida
Utilizou-se um béquer de 250 mL para preparar