Síntese sobre ataques DoS (Denial of Service)
Os Os ataques DoS - Denial of Service, ou "Ataques de Negação de Serviços", são tentativas de tornar indisponíveis os recursos de um sistema para as pessoas que o utilizam. São realizados através do ataque a computadores, por exemplo servidores Web, objetivando dificultar que os mesmos executem suas tarefas. DoS não se trata de uma invasão ao sistema , mas sim torná-lo inoperável devido a uma sobrecarga, uma vez que os ataques fazem com que a máquina receba tantas requisições que esta chega ao ponto de não conseguir atender a todas. O servidor em questão torna-se tão sobrecarregado que passa a negar o serviço.
Normalmente algumas conseqüências são resultantes dos ataques, principalmente o esgotamento dos recursos do computador, principalmente capacidade de memória e processamento, impedindo o servidor de executar o serviço, podendo levar até à necessidade de reinicialização do equipamento. Em casos menos severos, a capacidade de comunicação entre os usuários do sistema e o mesmo se torna bastante comprometida e inadequada.
Resumidamente, pode-se dizer que são realizados por muitas máquinas “zumbis”, computadores [domésticos principalmente] infectados que são controlados remotamente pelo atacante. Computadores domésticos muitas vezes possuem vulnerabilidades maiores do que computadores de empresas, são menos protegidos, e acabam sendo mais utilizados. Mas vulnerabilidades são encontradas em muitos computadores em todo o mundo e ficam passíveis de serem infectados, por exemplo, com um malware e que venham a participar de um ataque DoS.
Muitas vezes os ataques DoS são organizados contra órgãos governamentais, empresas, universidades e bancos como forma de protesto. Em 2012 no Brasil tivemos vários ataques DoS a bancos.
É bastante complicado impedir ataques de tal natureza e acho interessante citar que uma maneira encontrada pela UNESP para contorná-los, principalmente para disponibilização de resultados de