APOSTILA LPT
Mapear a ideia significa encontrar no texto aquilo que é importante e separá-lo do que é secundário. Para realizar essa tarefa, é preciso seguir quatro etapas: Leitura integral do texto; Nova leitura, destacando os elementos mais importantes de cada período ou de cada parágrafo, dependendo de sua extensão; Estabelecer a ideia-matriz que vai ser o elemento-chave para se relacionar as várias informações, elaborar um esquema, ou um fluxograma; Relacionar as ideias que se complementam, montando, enfim, o mapeamento.
Para que serve o mapeamento?
O mapeamento serve para agilizar a leitura, porque trabalha com a essência do texto.
Por meio do mapeamento, chega-se mais facilmente à leitura crítica, pois o leitor é estimulado não só a encontrar a essência do texto, mas também a fazer inferências e tirar conclusões. Assim, é que, por meio da leitura, descobre-se a coesão textual pelas orações, períodos, parágrafos.
Como se faz o mapeamento?
Após a primeira leitura, destacam-se os elementos mais importantes de cada trecho e se observa como esses elementos fazem progredir o texto.
Normalmente, esses elementos aparecem ao longo do texto das mais variadas formas: repetidas, modificadas, retomadas por sinônimos.
Como vimos, a organização do pensamento pode ser feita por meio da construção de um gráfico ou fluxograma. Para compreender essa técnica de planejamento de texto, ou pelo menos, amenizar as dificuldades em relação à escrita, faremos a análise do texto a seguir.
EMBUÇADOS NAS BANDEIRAS
RIO DE JANEIRO - Ao fim de um jogo, um torcedor do Flamengo reconheceu o presidente do clube, o empresário Fadel Fadel, no estacionamento do Maracanã. Cansado dos maus resultados do time, abordou-o: "Seu Fadel, o senhor é um homem rico, tem seus negócios, seu carro, sua mulher. Eu só tenho o Flamengo. Queria lhe pedir um favor". Pressentindo a facada, Fadel já ia enfiando a mão no bolso quando o homem