Apostila de LPT
MATERIAL DE APOIO PARA AS AULAS DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
1º SEMESTRE LETIVO DE 2014
CONTEÚDO: - LÍNGUA. LINGUAGEM. VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA: NORMA CULTA E COLOQUIAL. DIFERENÇAS ENTRE FALA E ESCRITA. MATERIAL PRODUZIDO PELA PROFa. PATRÍCIA QUEL / UNINOVE
DEFININDO ALGUNS CONCEITOS:
1) LINGUAGEM:
Uma das definições possíveis do termo Linguagem é a que a considera como a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas. Existem muitos tipos de linguagem, tais como a fala, os gestos, o desenho, a pintura, a música, a dança, o Código Morse, os sinais de trânsito etc. Dependendo das nossas necessidades comunicativas, empregamos uma linguagem específica.
As linguagens podem ser organizadas basicamente em três grupos: 1) linguagem verbal que tem como unidade apenas a palavra; 2) linguagem não verbal que emprega outros tipos de unidade como o gesto, o movimento, a imagem, as cores, os contornos etc.; 3) linguagem mista que combina unidades da verbal e da não verbal. Nas histórias em quadrinhos, por exemplo, a linguagem geralmente é mista, pois elas contêm imagens e palavras.
2) LÍNGUA :
A Língua é um código de que se serve o homem para elaborar mensagens, para se comunicar e interagir com outras pessoas. Assim, quanto maior o domínio que temos da língua, maiores são as possibilidades de termos um desempenho comunicativo eficiente. A língua pertence a todos os membros de uma comunidade. Como ela é um código aceito convencionalmente, um único indivíduo não é capaz de criá-la ou modificá-la. A fala, entretanto, é sempre individual e seu uso depende do nível de conhecimento que o falante tem dela. Nem a língua nem a fala são imutáveis. A língua evolui, transformando-se historicamente.
3) VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA
Uma