Firewall, protocolos de autenticação, vírus e acls
1.1 Identificar as principais diferenças entre os firewalls com roteador de filtragem de pacotes, gateway de circuito e gateway de aplicação.
1.2 Definir IDS. Definir os ataques Ping of Death, Trojans, Sniffer, Scanner e Password Cracker.
IDS é a tentativa de monitorar e possivelmente prevenir ataques que comprometam sistemas e/ou recursos de redes. É composto por um conjunto de mecanismos que se instalam na rede para advertir as tentativas de acessos sem autorização nos computadores. Geralmente se alinham com uma das três categorias a seguir: firewall, ferramentas de análise de rede e sistemas de monitoramento baseados em host.
Ping of Death – na internet é um ataque de negação de serviço (Denial of Service – DoS) que é causado por um agressor que envia pacote IP maior que 65.536 (permitido pelo protocolo IP).
Trojans – programas sem autorização contidos dentro de outros programas legítimos e que executam funções desconhecidas e não desejadas pelo usuário. Representam alto nível de risco pois são difíceis de serem detectados. Na maioria das vezes são encontrados binários de forma não legível e podem afetar muitas máquinas.
Sniffer – é qualquer dispositivo (hardware ou software) que captura informações que trafegam na rede. O objetivo deste tipo de ataque é colocar a interface de rede em modo promíscuo podendo assim capturar todas as informações que trafegam na rede. São projetados também para capturar e arquivar dados para posterior inspeção. Exemplos de sniffers são: LanExplorer, Analyser, Ethload e Netman.
Scanner – é um programa que descobre automaticamente fraquezas de segurança em um host remoto ou local. Seus atributos primários são: capacidade de achar uma máquina ou rede, a capacidade de tendo encontrado uma máquina (host), descobrir que serviços estão rodando e a capacidade de testar esses serviços. Exemplos de scanners são: Strobe, SATAN, NSS e etc.
Password Cracker – qualquer programa capaz de decifrar senhas ou desabilitar