Síntese protéica
Proteínas são sintetizadas em ribossomos, no citossol celular. A mensagem do RNA mensageiro (RNAm) é traduzida em uma seqüência de aminoácidos. Antes dessas ocorrências as moléculas de RNA produzidas por transcrição devem ser modificadas para gerar formas ativas de RNA transportador (RNAt), RNA ribossômico (RNAr) e RNA mensageiro.
Modificações pós-transcricionais do RNA
Existem múltiplas copias de genes que fornecem a informação para a formação de moléculas de RNA, destinadas a tornarem-se RNAr e RNAt.
Formação de moléculas de RNAm
Ocorre na seguinte seqüência:
1. a transcrição é iniciada em promoters deferentes, resultando em diferentes éxons 5’no RNAm;
2. a transcrição termina diferentemente, por causa de mais de um local de poliadenilacão, resultando em diferentes éxons 3’;
3. éxons internos diferentes no mesmo gene estão incluídos ou não, dando origem a diferentes moléculas de RNAm em um processo conhecido como emenda alternativa de RNAm. Essa emenda alternativa pode ocorrer na ,es,a célula ao mesmo tempo, na mesma célula em tempos diferentes durante a diferenciação ou em células diferentes. O controle de emenda ocorre por meio da ação de proteínas especializadas.
Formação de moléculas de RNAr e RNAt
Dois genes diferentes são necessários para produzir moléculas de RNAr, que produzem muitos ribossomos. Os produtos desses genes ou transcritos primordiais são descritos por sua velocidade d sedimentação, em uma ultracentrifuga, expressos em unidades Svedberg (S).
Transcritos primordiais de genes para vários RNAt sofrem algumas modificações. (fig. 5.1)
Translação
No processo de translação, que se localiza no citossol da célula, a mensagem do RNAm é convertida em uma seqüência de aminoácidos em uma cadeia de polipeptideos.
Formação do RNAt aminoacil
Cada aminoácido possui um RNAt ao qual está aderido. A enzima que liga o aminocido ao seu RNAt é conhecido como RNAt aminoacil sintetase. É responsabilidade de cada sintetase