Síntese do toyostismo, volvismo e fordismo
1095 palavras
5 páginas
Toyotismo - Produção FlexívelO Toyotismo é um modo de organização da produção capitalista originário do Japão, resultante da conjuntura desfavorável do país e elaborado por Taiichi Ohno e Eiji Toyoda.
Com essa organização de ocorre a ascensão de um conceito de produção flexível: onde somente produz o necessário, que vai de encontro ao modo de produção em massa do fordismo, pois, oo inves da produção de enormes lotes homogeneos, era mais barato produzir pequenos lotes personalizados – diferentes entre si. Desse modo, surgiu a empresa automobilística mais eficiente até hoje.
A princípio sua força de trabalho era composta essencialmente por trabalhadores agrícolas e que eram escassos, mas sua multifuncionalização não a tornava restrita e única, todos os trabalhadores conheciam todos os processos de criação até a finalização.
Após a segunda guerra mundial, a toyota decidiu produzir em massa, mas encontrou alguns problemas: o mercado nacional era pequeno; a força de trabalho não se adaptaria ao conceito taylorista; a compra de tecnologia no exterior era impossivel;e a exportação era remota.
Uma das característica importantes desse modo de produção é a criação de grupos com líderes, responsáveis pelas principais áreas desde o planejamento do produto à entrega ao cliente, delegando responsabilidades e dando autonomia para esses líderes interromperem a qualquer momento a produção para detectar e eliminar eventuais problemas de qualidade.
Toyoda e Ohno levaram mais de 20 anos para implementar completamente esse modo de produção, mas impactou importantemente no processo produtivo e no suprimento às demandas do mercado, se adaptando cada vez mais ao avanço tecnologico e as necessidades do consumidor.
A integração da cadeia produtiva - fornecedores, produção, clientes - envolvidos no desenvolvimento dos produtos da empresa, transformou a Toyota numa das mais importantes fabricantes automobilisticos.
Volvismo –Organização como cérebro
Nenhum modelo ou sistema