Síntese de trabalhos realizados
1-O SER HUMANO E SUAS DIMENSÕES.
1.1QUEM SOMOS NÓS PROCESSO OU PRODUTO
O homem é um produtor de conhecimento que busca sempre se conhecer e ao mundo que o rodeia. Difere-se dos outros seres vivos, que não existe natureza humana, mas uma condição humana que admite ser o possuidor de um suporte biológico específico (corpo) que, em contato com outros homens, produz cultura.
O ser humano possui uma identidade formada ao longo do tempo, por meio da internalização da cultura e pela educação recebida. Seu conhecimento está sempre em construção, por das relações sociais que mantém com sua comunidade ou com outros homens.
Pelo trabalho, ele se autoproduz e desenvolve, tornando-se assim, um ser flexível, múltiplo, capaz de interagir com várias faces do mundo, com pessoas e grupos sociais muito diferentes e estar sempre aprendendo.
Mas o trabalho pode ser imposto, obrigando cidadãos á submeter-se a um sistema centralizado de poder, em que o povo, sem vez e sem voz, se vê obrigado a obedecer pelo domínio de quem tem o controle sobre o saber. Muitas vezes, reforçado com armas e com opressão, a desigualdade entre os homens é aumentada, seja na divisão dos bens, do trabalho, dos direitos humanos e da liberdade de expressão.
Nesse início do século XXI e do novo milênio, a população mundial vive momentos não só de crise, mas também de esperança. Pela educação, o homem pode alcançar a liberdade de ir e vir no mundo. Portanto, ser um processo cultural, transformando tudo que é comunitário e de valor social, em um bem comum a todos.
O homem está sempre em busca de novas invenções, novas descobertas. Por meio da educação, vai transformando a natureza em um mundo cultural humanizado, buscando assim, em nome de melhoria da qualidade de vida dos grupos sociais, criar e recriar invenções, preservando viva a memória de seu povo.
2-HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
2.1 COMUNIDADES TRIBAIS: A EDUCAÇÃO DIFUSA