Instrumentos de avaliação como dossiê,etc
Existem diferentes formas de avaliação que recebem nomenclaturas de acordo com sua estruturação e em geral se referem à organização de uma coletânea de registros sobre o desenvolvimento da aprendizagem da criança que auxiliam o(a) professor(a), alunos e família a construírem uma visão evolutiva do processo de ensino-aprendizagem. Apresenta-se, a seguir, breve abordagem a respeito de instrumentos frequentemente utilizados para avaliar as crianças de zero a cinco anos.
Quanto ao conceito de Portfólio e/ou Dossiê, apesar de haver diferentes opiniões, Gonçalves (2004), defende o Portfólio de Aprendizagem como uma ferramenta pedagógica que permite a utilização de uma metodologia diferenciada e diversificada de acompanhamento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, que ocorre não desprezando atenção à carga de afetos inerente à situação de aprendizagem.
Para a autora, o uso de portfólios ou dossiês de aprendizagem dá relevância e visibilidade ao processo formativo de aquisição, treino e desenvolvimento de competências. Seu caráter compreensivo, de registro longitudinal, permite detectar dificuldades e agir em tempo hábil, ajudando o aluno a melhorar. Possibilita, ainda, a compreensão tanto da complexidade como das dinâmicas de crescimento do saber pessoal, proporcionando ao professor a ressignificação contínua de sua prática.
Vale ressaltar que o portfólio ou dossiê torna-se significativo em razão das intenções de quem o organiza, pois não faz sentido coletar trabalhos dos alunos para mostrá-los aos pais somente como instrumento burocrático. Essa ferramenta precisa constituir-se em um conjunto de dados que expressem avanços, mudanças conceituais, novas formas de pensar e de fazer alusão ao progresso do estudante.
No que diz respeito à ferramenta de avaliação para a educação infantil, denominada Relatório, esta constitui-se em uma atividade composta por uma série