síntese de Pitagoras
Da vida de Pitágoras quase nada pode ser afirmado por certeza, já que ele foi objeto de uma serie de relatos tardios e fantasiosos, pare certo que o filosofo tenha nascido em 582 a.c na ilha de Samos porem não se sabe ao certo quando faleceu, mas calcula-se tenha vivido uma longa vida (entre 80 a 100 anos)
Pitágoras é uma figura extremamente importante no desenvolvimento da matemática, sendo freqüentemente considerado o primeiro matemático puro. Ele não deixou obras escritas e a associação cujo ele fundou e dirigiu a Escola Pitagorica tinha um caráter comunitário e secreto cujos princípios foram determinantes para a evolução geral da matemática e da Filosofia ocidentais sendo os principais temas a harmonia matemática, a doutrina dos números e o dualismo cósmico essencial. Defende a crença na imortalidade da alma. A escola praticava rituais de purificação através do estudo de Geometria, Aritmética, Música e Astronomia.
Segundo o pitagorismo, a essência, que é o princípio fundamental que forma todas as coisas é o número. Os números pares e ímpares expressando as relações que se encontram em permanente processo de mutação -, era considerado como a essência das coisas, criando noções opostas (limitado e ilimitado) e sendo a base da teoria da harmonia das esferas. Os números não são o primum absoluto, mas eles mesmos derivam de outros “elementos”.
O número nasce do acordo entre elementos limitantes (números pares) e elementos ilimitados (números ímpares).
No domínio da matemática os estudos mais importantes atribuídos a Pitágoras são:
A descoberta dos irracionais
O teorema do triângulo retângulo (teorema de Pitágoras)
São também atribuídos a Pitágoras e aos pitágoricos:
A descoberta da tabuada
Os estudos das propriedades dos números
A construção dos primeiros três sólidos platônicos (sendo possível que tenha construído os outros dois)
A descoberta da relação existente entre a altura de um som e o comprimento da corta vocal que o produz.
Dessa