síndrome de tourrett
1422 palavras
6 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPAPEDAGOGIA
TRANSTORNO DE TOURETTE
E TRANSTORNO DE TIQUES
Patrícia Fagundes
PORTO ALEGRE
2009
INTRODUÇÃO
A Síndrome de Tourette, (ST) descrita em 1884 pelo neurologista francês George M. Gilles de la Tourette é um transtorno neurológico que se caracteriza por tiques. Estudos indicam que a Síndrome de Tourette é hereditária e, embora não exista cura, muitas pessoas experimentam regressão parcial ou completa no final da adolescência.
Eventos pré ou pós-parto, onde a gravidade dos estressores durante a gestação tem sido analisada como fatores que poderiam contribuir para o desenvolvimento de distúrbios de tiques e para a patogênese da ST. A análise de segregação de famílias indica que a ST é herdada de acordo com o padrão autossômico dominante com penetrância variável, dependendo do sexo. Com isto, em virtude da elevada incidência de ST e tiques no sexo masculino, investiga-se a exposição do sistema nervoso central a altos níveis de testosterona e/ou outros hormônios gênero-específicos, como fatores importantes no desenvolvimento desta patologia.
Durante a última década, tem sido possível observar significativo progresso na investigação genética da etiologia da ST. Porém, a síndrome é pouco conhecida pela maioria das pessoas.
Este trabalho visa esclarecer um pouco mais sobre a síndrome e os tiques nervosos que a caracterizam, sintomas e complicações, e as dificuldades que seus portadores enfrentam, principalmente em âmbito social.
JUSTIFICATIVA
Falar em Síndrome de Gilles Tourrete é no mínimo curioso. Curioso, porque grande parte das pessoas nem sequer ouviu falar dela, e quando pesquisamos sobre o assunto, maior é o nosso interesse em conhecê-la.
Observando dados e relatos sobre a síndrome, constatamos que na fase pré-escolar e início da escola, portadores da hiperatividade e déficit de atenção e dificuldade de aprendizado, freqüentam a escola