São paulo
População
São Paulo é o estado mais populoso do Brasil, conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estadual totaliza 41.262.199 habitantes, esses são formados por povos das mais variadas origens nacionais e internacionais.
Por causa da entrada de imigrantes no final do século XIX e início do século XX, o Estado conta com uma grande quantidade de estrangeiros, sobretudo, portugueses, italianos, espanhóis, alemães, libaneses, sírios, armênios, japoneses, coreanos, chineses e afrodescendentes. A espectativa de vida em são paulo vai de 70,7 para homens e 79,0 anos para as mulheres.
*Composição etnica 2008
Brancos – 64,4%
Pardos – 28,41%
Negros – 5,44%
Indios e asiaticos – 1,75%
As 817 mil pessoas que se autodeclararam indígenas no Censo 2010 representam 0,4% da população nacional.
Economia
Principais atividades econômicas; agricultura, pecuária, indústria.
No setor da agricultura - No setor agrícola, as principais características são variedade e qualidade. Líder em agronegócios, o Estado é responsável por um terço do PIB agroindustrial do Brasil. Maior produtor mundial de suco de laranja e com a maior produção nacional de frutas.
No setor pecuario - o Estado de São Paulo é o segundo maior produtor nacional de frangos. Ele é responsável por 16% das aves de corte, 9% do rebanho de bovinos e 7% dos suínos do País.
No setor industrial - A indústria paulista apoia-se numa sólida base tecnológica, gerando produtos de alto valor agregado, com destaque para os segmentos de Tecnologia da Informação - Informática, Aeronáutico e Automotivo.
Cultura
A cultura paulista é uma das mais ricas dentre os estados brasileiros. Isso se deve às várias ondas migratórias e imigratórias que se dirigiram o estado nos séculos XX e XXI, levando costumes distintos para um mesmo lugar e criando uma cultura singular, seja na música, na literatura ou nas artes plásticas. Dentre essa