São joão em porto novo
ENTREVISTADOR: damião medina, professor do ebi, destacado actualmente nos serviços administrativos da escola técnica joão varela!
Nhônhôn grande tocador antigo e actual do tambor e Nhe Glôglô antigo e grande feitor de navios de São João, relata-se o seguinte sobre a festa de Son Jon.
PRIMEIRO, PARA ENQUADRAR E SITUAR AS PESSOAS SOBRE A FESTA DE SÃO JOÃO BAPTISTA
Segundo a lenda antiga, o São João, foi um Santo milagroso encontrado no campo de Porto Novo, na zona chamada "Poço de Ped", zona perto de Rª Torta. Foi encontrado por um pastor que estava a cuidar dos seus animais. Foi trazido para Porto Novo e colocado na Rª de Igreja, o lugar que ainda se coloca o São João, quando se chega da Rª das Patas. Foi feito uma capelinha para ele na época com os materiais que haviam nesse tempo. Logo no início, só o pastor que lhe encontrou é que falava com ele. Porque São João falava. O São João é que lhe ensinou como deveria falar com ele. Depois apareceu " Mé Maia", a mulher lendária de Porto Novo, da qual, se fez a sua imagem hoje em dia, e colocada frente a câmara municipal do Porto Novo, começou a falar com ele, ensinado pelo São João." Mé Maia", varria a sua capela e cuidava dele. E assim, a Rª de Igreja, passou a ser um de culto para adorar o São João. Faziam pedidos, porque, São João passou a ser um Santo milagroso em que todos tinham, têem, criam e crêem até os dias de hoje, pelo menos pelas pessoas mais velhas.
Por exemplo as mulheres que não estavam a conseguir ter um filho pediam ao São João: - Ó Sr. Son Jon batista, deme um fí, em' te trezé ocê ele pe ocê oiá e pe ocê betzel, e eme te pole ocê nome, Jon Betista". Por isso é que temos muitas pessoas com o nome de João Baptista. Outro pediam: - Ó Sr. Son Jon Betista, deme nhe soude, notre one pe Son Jon eme te trezê ocê um rome", e a assim sucessivamente. Porque todos criam e tinham a fé, que