são bernardo
Graciliano Ramos nasceu em Quebrângulo, Alagoas, em 27 de Outubro de 1892. estréia como escritor em 1933, com o romance Caetés. Dentre as suas obras destacam-se Angústia, Vidas Secas, Memória do Cárcere e São Bernardo. O autor é hoje considerado por grande parte da crítica nosso melhor romancista moderno. Graciliano Ramos faleceu no Rio de Janeiro, em 20 de Marco de 1953.
A obra de São Bernardo foi escrita em 1934 e pertence à segunda geração modernista, a geração regionalista, porém se distancia das características da sua escola literária, valorizando a tensão psicológica e deixando a denuncia social em segundo plano. A linguagem utilizada em São Bernardo é bastante próxima do coloquial, porém, é delineada pelos códigos gramaticais do código culto.
A história de São Bernardo retrata o interior de Alagoas na década de 20. época em que o narrador, já maduro, lança-se no ambicioso projeto de transformar as terras de São Bernardo. O livro se divide em 36 capítulos que não possuem títulos. Ele é narrado em 1ª pessoa,