Sátelite Spot e suas características
1253 palavras
6 páginas
Satélite SPOT Estabelecido por iniciativa do governo francês em 1978, a série de satélites SPOT é controlada pela empresa francesa Spot Imagem. O projeto foi iniciado no final da década de 70 sob liderança do governo francês, pelo Centre National d´Etudes Spatiales (CNES) e apoio da Suécia e Bélgica. A plataforma do SPOT opera hoje com três satélites (2, 4 e 5) e oferece imagens com resoluções espaciais que variam de 2,5m a 20m. Atuando em conjunto e devido à capacidade de visadas dos sensores, a série fornece imagens das regiões de interesse em intervalos de 1 a 3 dias e é interessante por sua versatilidade na disponibilidade de imagens, na freqüência e tamanho das áreas imageadas, na disponibilidade de vários níveis de correção e na possibilidade de programação de imageamento. As imagens SPOT possuem aplicações nas mais diversas áreas científicas e comerciais, no monitoramento de fenômenos e recursos naturais, acompanhamento do uso agrícola das terras, apoio ao monitoramento e definição de áreas de preservação, atualização de mapas e cartas, entre outros.
Especificações Técnicas:
HRV - (High Resolution Visible)
Satélites SPOT-1, SPOT-2 e SPOT-3
Os sensores HRV foram lançados a bordo da primeira geração de satélites da série SPOT. Foram projetados para adquirir imagens no modo pancromático e multiespectral, nas faixas do visível, infravermelho próximo e infravermelho médio.
Sensor
Bandas Espectrais
Resolução Espectral
Resolução Espacial
Resolução Temporal
Área Imageada
Resolução Radiométrica
HRV
PAN
0,50 - 0,73µm
10 m
26 dias
60 x 60 km
6 bits (SPOT-1)
XS1
0,50 - 0,59µm
20 m
100 km
8 bits
XS2
0,61 - 0,68µm
XS3
0,78 - 0,89µm
HRVIR - (High Resolution Visible - Infrared)
Satélites SPOT-4
Os sensores HRVIR foram lançados a bordo do satélite SPOT-4. Possuem algumas mudanças em relação à versão anterior (HRV), como o