Pratica Juridica civil plano de aula 13
JOSÉ PIVANTE, brasileiro, estado civil, pequeno produtor rural, portador da carteira de identidade de nº..., expedida pelo..., inscrito no CPF sob o nº..., domiciliado em Bom Sucesso, na rua..., interior de Minas Gerais, por sua advogada, com endereço profissional …, vem a este juízo propor:
EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA
nos autos do processo de nº 2009.002.153697-3 pelo rito ordinário, que lhe move SÓLEITE – INDÚSTRIA DE COMÉRCIO E LATICÍNIOS, com sede em São João do Rio Preto, SP.
DOS FATOS
O excepto e o excepiente firmaram um contrato de adesão cujo objetivo era a locação de tanques para armazenamento de leite in natura. No entanto, no contrato, fornecido pelo excepto, existia uma cláusula fixando o foro de eleição na comarca de São Paulo/SP. O excepto, por sua liberalidade, ajuízou uma ação de rescisão de contrato de adesão, dificultanto assim a defesa do excepiente, que mora em outro estado e não possui condições de acompanhar um processo que tramita em um local tão distante.
DOS FUNDAMENTOS
A clásula de foro de eleição em contratos de adesão pode ser considerada nula quando obstar o acesso à justiça, como ocorre no caso concreto. O CDC em seu art. 51 traz as hipóteses de nulidades de cláusulas contratuais abusivas, como a cláusula presente no contrato assinado pelo excipiente, pois visa apenas dificultar o acesso à justuiça de um pequeno produtor rural. Dessa forma, a claúsula de foro de eleição no presente contrato é, indiscutívelmente, nula de pleno direito.
DOS PEDIDOS
Ante ao exposto, requer-se:
1. Autuação do presente excepto em apenso aos autos principais suspendendo-se o presente feito até o seu final julgamento;
2. Intimação do excepto para se manifestar sobre os termos da presente sob os termos da lei;
3. Que seja declarada a incompetência relativa do juízo para processamento e julgamento da causa, determinando a