SUSTENTSBILIDADE
387 palavras
2 páginas
Ao ler sobre o termo sustentabilidade me interessei muito pelo assunto, mesmo sabendo da complexidade atribuída ao referido tema. A princípio não tive facilidade em entender como funcionava e qual seria o papel que ela exercia na vida das pessoas. Com isso, pesquisei e verifiquei que o termo Desenvolvimento Sustentável foi criado em 1987 por Brundtland Report, no qual pregava que “(...) desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades", ou seja, é a preocupação e conscientização, o que na verdade deveria ser obrigação de todos os cidadãos, empresas e instituições, que deveriam deixar para as próximas gerações um legado, legado esse que desse continuidade às ações e projetos que estão sendo executados para o desenvolvimento de um mundo melhor e ecologicamente correto.Verifiquei também através da pesquisa que é importante sinalizar os benefícios de uma habitação mais sustentável ao longo do tempo, os quais poderão ser percebidos diretamente pela redução de despesas no consumo de água, energia elétrica e gás e nas atividades de conservação e manutenção. Esta redução de despesas pode ser obtida de diversas maneiras, sem necessariamente exigir grandes investimentos, mas sempre partindo de planejamento, gestão e comprometimento dos usuários na utilização das unidades habitacionais.
A parti daí, medidas foram tomadas em todas as áreas, inclusive na construção civil, que passou a enfrentar e propor soluções aos principais problemas ambientais de nossa época, sem renunciar á moderna tecnologia e a criação de edificações que atendam as necessidades dos usuários.
Tal preocupação com a sustentabilidade tem levado a Indústria da Construção Civil, mesmo que com certo atraso em relação a outros setores produtivos, a grandes transformações e à absorção de novos conceitos gerenciais em razão do aperfeiçoamento profissional de seus administradores, da pressão exercida pela