Sustentavel
Logística Sustentável: Um Conceito Ampliado em Prol do Desenvolvimento Sustentável
A Logística tem sido essencial na redução de custos em operações de serviço, tão importantes estrategicamente quanto operações produtivas. Ferramentas para prevenção de impactos do processo produtivo, como P+L , não têm sido suficientes nas questões relativas à logística externa. Indústrias têm repensado seus processos, mas ainda são impactadas pela imagem negativa das emissões de carbono de caminhões que transportam seus produtos, por exemplo. O conceito de logística sustentável propõe que novos setores sentem à mesa para discutir soluções para o desenvolvimento sustentável.
Palavras-chave: responsabilidade social – logística – sustentabilidade – sistemas de transporte.
1. Introdução
As questões ambientais e sociais têm tomado os espaços prioritários nas agendas empresariais, pesquisa e desenvolvimento de produtos, pesquisas acadêmicas e tecnologias.
Repensar a cadeia produtiva não tem sido inovação apenas, vem se tornando um desafio na implantação de novos conceitos e ferramentas como Produção Mais Limpa (P+L), Análise de Ciclo de Vida (ACV), Ecoeficiência, Prevenção à Poluição (P2) e Logística Reversa.
Ao se reconhecer o planeta como limitado para extração de recursos e assimilação de poluentes, ferramentas vêm focando a produção e o produto com a preocupação de reduzir os impactos ambientais, redução de desperdícios ao longo da cadeia e ampliar as condições de reciclagem do produto final. Mas os esforços direcionam-se ainda no sentido de produzir mais, porém melhor, no entanto a armazenagem, movimentação e transporte são secundários, fato comprovado com a terceirização cada vez maior destas operações.
A globalização, para muitas empresas, significou a terceirização e a internacionalização de seus processos, fornecedores e consumidores, levando a importações e exportações de produtos semi-acabados ou acabados e matéria-prima. Tudo isso significa: armazenar,