Sustentabilidade
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
SUSTENTABILIDADE
O FANTASTICO MUNDO DA SUSTENTABILIDADE
A preocupação com a sustentabilidade é o zeitgest – o espírito do tempo, na expressão filosófica popularizada pelo alemão Hegel – de nossa era. O termo pode sugerir um vago sentido de virtude ambiental, mas não é bem isso. Ou melhor, não é só isso. A Norueguesa Gro Harlem Brundrand, que cunhou a palavra sustentabilidade, a definiu da seguinte maneira: trata – se de encontrar uma forma de desenvolvimento que atenda ás necessidades do presente sem comprometer a capacidade das próximas gerações de suprir as próprias necessidades. Ou seja, o desafio da humanidade é preservar seu padrão de vida e manter o desenvolvimento tecnológico sem exaurir os recursos naturais do planeta.
As oportunidades para o progresso econômico, social e ambiental de forma sustentável são a espinha dorsal deste trabalho.
A nova economia integra a sustentabilidade ao desenvolvimento.
A energia, que está no centro de tudo isso, também.
Energia significa vigor e capacidade de realizar. Está no centro de tudo que é dinâmico, como a economia, que avança agora para um modelo sustentável, de baixo carbono, integrado a uma maior consciência ambiental e á busca do bem estar das pessoas. A energia que move essa nova economia precisa vir de fontes limpas,que causem menos impactos ao meio ambiente.Mais de 90% do portfólio da CPFL energia já é composto por fontes renováveis.A sustentabilidade está em sua estratégia de crescimento,na inovação dos serviços e na diversificação de fonte de energia elétrica.
A energia gerada nos oito parques eólicos, ainda em construção no Rio Grande do Norte, deve ser o suficiente para atender ao consumo residencial de uma cidade de mais de 950 mil habitantes.
Cerca de 6% da energia vendida pela CPFL energia provém da queima de bagaço de cana. Em agosto de 2010,o grupo inaugurou sua primeira usina de biomassa destinada exclusivamente a esse fim, em