Sustentabilidade
Em linhas gerais sustentabilidade é o equilíbrio em três dimensões distintas que se completam: Econômica; Social e Ambiental. Notadamente é a harmonização entre as três dimensões que trará o fator Sustentabilidade. Muito se fala em sustentabilidade, mais poucos conhecem o conceito e menos ainda sua aplicabilidade. Contudo empresas altamente lucrativas estão sendo “obrigadas” a se atentar para o desenvolvimento sustentável, a preocupação está na escassez de matérias primas e na não renovação das mesmas, que trará altos custos futuramente; e nas políticas/legislações ambientais.
Atualmente, fala se muito que as empresas precisam ser mais sustentáveis, mas e as pessoas, o que fazem para manter o equilíbrio e a harmonização do planeta?
Quando estamos falando em sustentabilidade, estamos pensando no futuro da humanidade, onde a utilização de recursos naturais de forma irresponsável e predatória faz com que ocorra desequilíbrio.
Abordaremos a sustentabilidade no cotidiano das pessoas em três pontos: 1° Consumo consciente; 2° Solidariedade e 3° Destinação dos resíduos produzidos nas residências.
1° Consumo consciente – Consumir conscientemente não significa deixar de consumir, mas sim criar critérios de consumo, avaliar se o bem de consumo que será adquirido é de fato importante e necessário, posteriormente verificar onde foram produzidos e quais as praticas da empresa que o produziu com relação a sustentabilidade, avaliar também se o mesmo e sua embalagem são retornáveis. Porque consumir de forma responsável e ter visão de futuro, e fazer “hoje pensando no amanhã”. O consumo consciente esta diretamente ligado as seguintes dimensões da sustentabilidade: *Econômica, a venda de bens recicláveis ou considerados obsoletos pode trazer retorno financeiro ; *Social, ao dar preferencia aos bens produzidos de forma ética você esta contribuindo diretamente com a sociedade; *Ambiental, quando se evita o alto consumismo.
2° Solidariedade – Sabe se que