sustentabilidade
Buscou-se o equilíbrio entre a tecnologia e o aproveitamento de fontes naturais de energia, a partir da utilização de procedimentos adequados do ponto de vista da eficiência energética e da conservação ambiental: escolha criteriosa dos materiais construtivos; técnicas de aproveitamento dos condicionantes naturais; busca pela racionalização e eficiência energética; uso racional de água (aproveitamento de água pluvial, tratamento de efluentes por zona de raízes e reaproveitamento de águas cinza tratadas), Aproveitamento da vegetação para criação de um microclima local agradável, Integração do partido arquitetônico com sistemas complementares, tais como aquecimento solar e geração de energia fotovoltaica. As soluções de projeto estão voltadas para o melhor aproveitamento destes condicionantes, como aproveitamento dos ventos predominantes no verão, barreiras para proteção contra os ventos de inverno, orientação e inclinação dos telhados para melhor aproveitamento da radiação solar, para geração de energia e aquecimento solar de água.
OBJETIVO
O objetivo da Casa Eficiente é tornar-se uma referência nacional para a disseminação dos conceitos de eficiência energética, adequação climática e uso racional da água, não só para a comunidade acadêmica como também para os profissionais que atuam no mercado da construção civil e principalmente do setor elétrico, trazendo assim soluções para o meio ambiente através de soluções simples e de baixo custo.
DESENVOLVIMENTO OU RESULTADOS
O projeto foi baseado em estudo aprofundado dos condicionantes climáticos locais, tais como orientação solar, radiação, sombreamento de elementos externos e ventos.
Também se buscou o resgate de soluções termicamente adequadas da arquitetura vernacular, como o uso do fogão a lenha, aquecendo o interior da casa no inverno.
Para aquecer a água de chuveiro, torneira e cozinha, foi empregado aquecimento solar. A inclinação do telhado seria projetada para favorecer o máximo rendimento