sustentabilidade
Sustentabilidade: O Que É, O Que Não É.
Leonardo Boff. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. 200 p. ISBN 978-85-326-4298-1.
Jorge Alfredo Cerqueira Streit
E-mail: jorgealfredocs@hotmail.com
Universidade de Brasília - UnB.
UnB, Campus Universitário Darcy Ribeiro, s/n, Asa Norte, 70910-900, Brasília, DF, Brasil.
Resenhas Bibliográficas: Sustentabilidade
369
Meses antes da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente (popularmente veiculada como Rio+20), realizada no Rio de Janeiro em junho de 2012, Leonardo Boff (teólogo, filósofo e um dos criadores da ecoteologia da libertação) lançou o livro Sustentabilidade: O que é – O que não é.
A obra traz uma discussão sobre o uso indevido do termo pelos governos, pelas empresas, pela diplomacia e pelos meios de comunicação.
Para mostrar a importância do debate, o autor expõe, logo nas primeiras páginas, a urgência de uma mudança paradigmática baseada nos princípios da Carta da Terra (documento do qual ele próprio participou da elaboração, e que contém princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa e sustentável).
Segundo esse documento, a sustentabilidade é questão de vida ou morte, pois somente com ela o futuro da espécie humana no Planeta Terra estará assegurado. Portanto, faz-se necessário que se distinga verdadeiramente o que é e o que não é sustentabilidade.
A leitura é recomendada para estudantes de curso de gestão, pequenos e grandes empresários que desejam que suas organizações causem um menor impacto ambiental, e para os membros da sociedade civil em geral, que, no papel de consumidores, têm o poder de catalisar mudanças de maiores proporções.
O greenwash é uma prática cada vez mais recorrente das empresas, o que significa dizer que estas se pintam de verde para ludibriar o